Vivências passadas na Ilha
Numa iniciativa da Casa do Educador do Seixal com parceria da Agência de Viagens Flash, no passado dia 25 de abril fomos até à Madeira, a Ilha de Sonho, por muitos considerado como sendo o melhor destino insular do mundo.
Numa ilha genuína, com paisagens únicas e através da “Floresta Laurissilva”, Património da Humanidade, observamos as levadas e os trilhos que as acompanham nos quais caminhantes descobrem a natureza em estado puro.
Atualmente a floresta ocupa 20% do território, mas cobria toda a ilha aquando das descobertas pelos navegadores portugueses em 1419, pelo qual lhe deram o nome de "Madeira".
Por cada dia fomos à alta montanha, miradouros com vistas deslumbrantes, descemos à costa e suas piscinas naturais, paragens em altos promontórios desafiam nosso tempo e fotos.
Como previsto e com tempo agradável, a bordo do barco “Bonita da Madeira”, visitámos a Reserva Natural das Ilhas Desertas, estas geologicamente um prolongamento da Ponta de São Lourenço.
Visitas rápidas a alguns edifícios mais significativos do centro histórico, fábrica de bordados, adegas de vinho, Engenho para produção do açúcar de cana e rum.
Terminámos em beleza com ida em teleférico ao Monte e visita aos jardins do Monte Palace Madeira e adrenalina na vertiginosa descida em cestos.
Por último realço a boa orientação e explicações da guia residente Márcia Jesus e o acompanhamento atento e disponível em toda a viagem pela professora Alda Correia da Casa do Educador, que ficou no agrado de todos e na expetativa de próxima viagem.
Descida do monte pelos carros de madeira
O viajante José Capelo
2022-04-30