Santiago de Compostela e Corunha

Santuário do Monte de Santa Luzia

Na viagem para Santiago de Compostela e Santuário e zona da Galiza, tivemos uma paragem para almoço na cidade de Viana do Castelo e uma visita ao Santuário do Monte de Santa Luzia. O santuário dedicado ao culto do Sagrado Coração de Jesus, no alto do monte de Santa Luzia, foi principiado em 1904 e concluído em 1959, por iniciativa da Confraria de Santa Luzia. Um belo cartão-de-visita da cidade de Viana do Castelo, do seu sítio descortina-se uma vista ímpar da região, que concilia o mar, o rio Lima com o seu vale, e todo o complexo montanhoso envolvente. A visita decorre de 25 a 27 de Janeiro

Catedral de Santiago de Compostela

No segundo dia destinado às visitas ao Santuário e museus foi um pouco conturbado face à tempestade que se impôs sobre a cidade e região da Galiza.

Ainda assim, numa caminhada de turismo ou fé (para quem crê quanto maior é o sacrifício maior será a recompensa) fomos reforçados com as proteções possíveis, pelos caminhos programados.

Catedral de Santiago de Compostela: a famosa catedral, um importante destino de peregrinação e um belo exemplo da arquitetura românica.

Mundialmente conhecida pela sua vertente espiritual: é um dos pontos de peregrinação mais importantes da cristandade, a par de Roma e Jerusalém, quando nos princípios do séc. IX o bispo Teodomiro descobriu aquilo que se julgou serem os restos mortais do Apóstolo Tiago Maior.

Museu da Catedral

Museu da Catedral: museu adjacente à catedral, que abriga tesouros religiosos e artefatos históricos.

Reconfortante almoço para descanso e preparar para uma viagem nas condições possíveis pela Corunha com especial realce para o centro histórico e Praça Maria Pita, Torre de Hercules, na realidade um farol romano da antiga Brigantium e data do século II d.C., Ilhas e Portas da Cidade.

No dia de regresso e por cancelamento do cruzeiro, face à forte tempestade e estado do mar, fomos por Vigo e Ilha da Toxa, com a sua  ermida de San Caralampio, toda coberta de conchas de vieiras e dedicada ao santo com o mesmo nome e à Virgem del Cármen.

 2025-01-27 José Capelo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *