Passeio ao Observatório e Palácio na Ajuda 2024-06-15

Passeio CES com visitas ao   Observatório Nacional, Palácio Vale Flor e Palácio da Ajuda.

O Observatório Nacional, localizado em Tapada da Ajuda, na freguesia de Alcântara, em Lisboa, foi mandado construir por D. Pedro V. A construção começou em 1861 e seis anos depois começaram a ser feitas observações regulares do céu estrelado.

É reconhecido internacionalmente pela qualidade do trabalho no campo da astronomia de posicionamento e, desde 1992, faz parte da Universidade de Lisboa, responsável pela pesquisa científica e histórica.

A sua importância científica e histórica, em conjunto com a sua coleção, biblioteca e arquivo, não tem par no país.

Durante a visita, guiada por técnico bem conhecedor, foi possível observar galerias de exposição com diversos cronómetros e cronógrafos,

Observatório Astronómico de Lisboa é o Observatório Nacional português, instituição de referência para o estabelecimento da hora legal e publicação de dados astronómicos.

Na cúpula do edifício existe o telescópio de astrometria de precisão e podemos apreciar a beleza arquitetónica do observatório, bem como o seu enquadramento paisagístico na Tapada da Ajuda.

Após visita ao observatório pudemos apreciar a Tapada Da Ajuda, um Parque Botânico de reconhecido interesse, com 100 hectares, localizado no interior da cidade de Lisboa, entre o Parque Florestal de Monsanto e o vale de Alcântara. Nela encontra-se um extenso património natural, histórico, arqueológico e arquitetónico.

Depois do almoço, pudemos visitar o Palácio Vale Flor, onde desde 2001 está instalado o hotel de 5 estrelas Pestana Palace Lisboa.

O Palácio Vale Flor foi construído no final do século XIX por José Luís Constantino Dias, um emigrante português que fez fortuna como fazendeiro na ex-Colônia de São Tomé e Príncipe. Ele recebeu o título de marquês de Valle Flor de D. Carlos I. O palácio foi projetado inicialmente por Nicola Bigaglia e, após sua morte, o projeto foi continuado pelo arquiteto José Ferreira da Costa com a colaboração de Ventura Terra.

Em 1992, o Grupo Pestana adquiriu o palácio para transformá-lo numa unidade hoteleira, e em 1997, o Palácio Vale Flor foi classificado como Monumento Nacional. Após um processo de recuperação, o palácio foi convertido no hotel Pestana Palace Lisboa em 200

Por amabilidade do Grupo Pestana é possível visitar várias salas e apreciar a beleza da sua decoração, e restauro num palácio que é considerado Monumento Nacional desde 1997.

Um final de passeio no Museu do Palácio Nacional da Ajuda que ocupa as Alas Nascente e Sul do Palácio,

A sua construção teve início no fim do século XVIII (1795) para substituir a Real Barraca, Paço Real assim chamado por ser de madeira… Funcionou como Paço Real com o rei D. Luis I (1838-1889), que aí se instalou definitivamente a partir de 1861. No vestíbulo, merecem destaque as 47 estátuas assinadas por artistas portugueses.

Entre 2018 e 2020 decorreram as obras do “remate” da ala poente do palácio que terminaram assim o palácio inacabado e onde foi instalada uma caixa-forte para receber a coleção das Joias da Coroa Portuguesa

Uma visita, é uma viagem inesquecível aos interiores autênticos da casa dos reis de Portugal.

Este museu é hoje o único palácio real visitável, em Lisboa, que ainda conserva os seus aposentos com a autenticidade do século XIX.

O Palácio integra importantes coleções de arte e artes decorativas datadas do século XV ao século XIX, reunidas pela família real portuguesa.

No piso térreo, destaque para a sala do Despacho, sala da Musica. Sala Azul, Sala de Mármore. Quarto da Rainha, e Sala de Jantar,

No andar Nobre, temos Quarto Cama do Rei, Sala Chinesa. Sala do Retrato da Rainha, Sala das Senhoras do Corpo Diplomático, Sala do Trono Sala D João VI e Sala dos Jantares Grandes.

Foi um dia em grande entusiasmo e do agrado de todos, com o acompanhamento atento da Prof, Alda da Direção da Casa do Educador e do Dr. Miguel Soromenho que nos guiou por toda a visita.

 

2024-06-15 José Capelo

Algumas fotos das visitas efetuadas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *