2011 - ANO EUROPEU DO VOLUNTARIADO

Fiel aos seus princípios de solidariedade, sociabilização, entreajuda, cultura, entre outros, a Casa do Educador do Seixal não pára de crescer, trilhando o seu caminho de bem servir a causa dos seus associados e colaboradores.
É uma jovem associação ainda, mas já com um percurso invejável, do qual aqueles que a acompanham desde o seu nascimento até aos dias de hoje muito se orgulham.
Exemplo disso, a descendência que em tão pouco tempo já nos legou:
A UNISSEIXAL, a nossa Universidade Sénior, virada para aqueles que desejam ampliar os seus conhecimentos nas mais diversas áreas, ou partilhá-los, é a filha mais velha.
A CESVIVER, a filha mais nova, um projecto virado, para aqueles que, o que mais necessitam é de companhia, atenção, de quem os ouça e lhes proporcione outro tipo de conhecimento, que teriam dificuldade em obter na Universidade.
É com muita alegria, orgulho e carinho que assistimos ao crescimento da UNISSEIXAL e constatamos a abnegação, o espírito solidário, dos nossos professores, alguns deles ainda no activo, que se entregam com tanto entusiasmo e generosidade a esta causa do VOLUNTARIADO.
E os alunos, peças fundamentais, neste processo de reciprocidade (os professores também aprendem), não são menos importantes.
Pelo contrário, são eles, com os seus mais secretos anseios, com a sua sede de conhecimento e cultura, e por vezes, apenas uma fuga à solidão dos seus dias mais cinzentos, que mais força dão e levam os professores a ir sempre mais além.
A CESVIVER, despretensiosamente apostada em bem servir e apoiar, os mais idosos e mais carentes da população do concelho, fazendo-lhes companhia, levando-lhes e lendo-lhes um livro, trazendo-os às 3ª feiras a tomar um chá, dando-lhes dois dedos de conversa, ouvindo-os, já tem também um curriculum digno de registo.
As aulas de ALFABETIZAÇÃO, que funcionam, desde o seu início, têm sido uma mais-valia e uma janela que se abriu, para algumas pessoas que nem as letras conheciam e neste momento já lêem e já escrevem.
No ano lectivo transacto, começaram as aulas de iniciação à INFORMÁTICA, que no presente ano, têm continuidade.
É gratificante ver o entusiasmo, com que pessoas pouco escolarizadas, intelectualmente pouco desenvolvidas, se entregaram aos prodígios das novas tecnologias e já dão pequenos (grandes) passos, neste novo mundo, que se abriu perante os seus olhos e as suas mentes.
E aqueles que têm a graça de assistir a esta transformação, na vida dos beneficiários, não conseguem ficar indiferentes, a tamanho «milagre» que se opera, semana após semana, em cada um deles.
SER VOLUNTÁRIO, É ISTO MESMO!
É aquilo que se pratica na CASA DO EDUCADOR! Na UNISSEIXAL, na CESVIVER!
E é bonito, é enriquecedor, faz bem à alma, aquece nos dias frios, refresca nos dias de calor.
Tudo o que se dá de coração tem retorno e pela minha parte, sinto que recebo mais do que dou!
Neste ANO EUROPEU DO VOLUNTARIADO, adere a esta causa, aqui, em qualquer lado onde sintas que podes ser útil.
«NINGUÉM É TÃO POBRE QUE NÃO TENHA NADA PARA DAR; NINGUÉM É TÃO RICO, QUE NÃO TENHA NADA PARA RECEBER»

Maria Inácia Martins
Fevereiro/2011

 

Quem Somos | Projectos | Agenda | Forum | Contactos