VIAGEM À SUIÇA

 

Sábado, 6:30 de 24 de Setembro de 2016, um grupo de 21 sócios da CES (Casa do Educador do Seixal) rumaram à Suíça com intuito de conhecer ou rever este estado federal de 26 cantões, aonde se falam 4 línguas: alemão, francês, italiano e romanche; tendo como fronteiras a Áustria, Itália, Alemanha e França.

Com um tempo outonal brilhante, o grupo aterrou no aeroporto de Zurich, com toda a bagagem e sem perturbações. 

Acompanhados de um guia local iniciou-se uma visita panorâmica pela cidade, onde se ficou a conhecer o rio Limmat, catedral e bairros medievais.

Seguiram-se outras cidades como: Colmar onde a vinha se destacava; Baden-Baden com a sua fabulosa estância termal; Berna, capital, montanhosa e o seu rio Aar; Genève e o seu lago Lèman, retendo-se o seu altivo repuxo e o edifício da Nações Unidas. Mas outras houve que não nos deixaram indiferentes como: Lucerna e as sua florida ponte, situada no lago dos 4 cantões e rodeada de montanhas. Schaffhausen e as suas quedas de água que vêm do lago Constança, largura do rio reno. Stein am Rhein, localidade que conserva o seu aspeto medieval.

Na floresta negra foi possível entranharmo-nos no seu âmago e sentir toda a frescura da sua cor verde, rios, riachos e aldeias típicas do campo.

Inesquecível foi, também, o passeio de comboio “ Golden Pass panorâmico” por terras alpinas onde os cenários dos Alpes Berneses e Vaudoise, retinham a nossa respiração e até a chuva que caía no exterior, debaixo de sol, ajudava ao frescor da paisagem postalista….

Podemos concluir que regressámos mais enriquecidos, pois viajar ajuda-nos a renovar interiormente ao conhecer lugares, hábitos e história dos locais visitados, bem como: a sua gastronomia, economia, politica, religião e aspetos arquitetónicos.

 

Maria José Bento

Quem Somos | Projectos | Agenda | Forum | Contactos