No Centenário de Manuel da Fonseca,

CESVIVER viaja até Santiago do Cacém

Realizou-se hoje, dia 5 de Julho, a viagem a Santiago de Cacém. Esta viagem estava inserida no Plano de Actividades e destinava-se a homenagear Manuel da Fonseca neste ano em que se comemora o seu centenário.
Este evento teve o apoio da Câmara Municipal do Seixal.
Partimos da Casa do Educador às 9h 30mn.O dia apresentava-se soalheiro e agradável.
Por volta do meio-dia chegámos a Sines, onde realizámos um passeio panorâmico a pé pela cidade, visitando os principais pontos de interesse.
Estacionando o autocarro frente ao jardim, iniciámos o percurso e, percorridos alguns largos metros, passámos pelo Centro de Artes de Sines, um edifício imponente que faz lembrar o Centro Cultural de Belém – alguém disse.
Seguimos em direcção ao Castelo, que visitámos com o seu museu com muitos elementos alusivos ao navegador Vasco da Gama e com uma foto da necrópole existente da Herdade do Pessegueiro, pré-histórica de grande interesse.
Do alto das muralhas admirámos a sempre lindíssima baía de Sines de saudosas recordações para alguns dos presentes.
Por volta da uma hora, almoçámos num restaurante tradicional onde nos serviram peixinho fresco com sabor a maresia. Pessoalmente, matei saudades do tempero do sudoeste.
Após o almoço, seguimos para Santiago. Efectuámos uma romagem à rua em que morou Manuel da Fonseca e aí estivemos parados frente à sua casa, conversando com um vizinho.
Seguimos depois para a Biblioteca Municipal que tem o seu nome e aí, após uma breve visita em que admirámos toda a bibliografia de Manuel da Fonseca exposta, assistimos a um documentário.
Nesse documentário foram lidos pelo próprio vários poemas, ouvimos excertos de seus maravilhosos discursos e o que esteve mais bem patente foi o seu relacionamento com o povo, esse povo que tanto amou e pelo qual lutou sempre, até com o risco de sua própria liberdade.
Uma palavra de agradecimento à Dr.ª Maria do Céu pela animação durante a viagem e à Dr.ª Soraia, do Pelouro da Acção Social da Câmara do Seixal, pela forma carinhosa e eficiente como a todos tratou.

Maria Vitória Afonso

 Para ver mais fotos e admirar as belezas destas terras, clique no link:

Quem Somos | Projectos | Agenda | Forum | Contactos