TRADIÇÕES POPULARES – AS JANEIRAS

Regressados de férias, mais propriamente dito das Festas de Natal e Ano Novo, retomámos as nossas atividades no dia 05 de janeiro 2016.

Para esta tarde tínhamos dois pontos programados: Cantar as Janeiras e comemorar os aniversários dos aderentes desde 27 de novembro a 31 de dezembro 2015.

Foi orientadora a professora Maria de Lourdes Mano que começou por desejar um Bom Ano através de uma mensagem que tinha como apoio a sua oferta, dada aos presentes. Em seguida pediu para que cada um dos presentes contasse, o que recordava das vivências da sua infância sobre As Janeiras.

Ouvimos relatos muito diversificados, alegres e alguns comoventes pois houve assistentes que relataram, para além dos factos passados entre o Natal e os Reis, situações da sua infância. Ainda se tornou mais abrangente pois para além de tomarmos conhecimento de tradições de várias regiões do nosso País também ouvimos relatos de Moçambique, Guiné, Cabo-Verde e França.

Seguidamente a nossa amiga e orientadora leu textos sobre «As Janeiras» e o «Cantar dos Reis», para esclarecer possíveis confusões, ainda leu lendas associadas ao dia de Reis. Apresentou quadras e letras de canções alusivas ao tema tendo-se entoado «Natal dos Simples» de José Afonso.

Passámos para a comemoração dos aniversários tendo-se desejado Felicidades aos aniversariantes, entregue o cartão alusivo à data e cantado os «Parabéns a Você».

 

Rosa Maria Duarte 

Quem Somos | Projectos | Agenda | Forum | Contactos