MUSEU MILITAR

O Museu Militar é o maior museu do Exército em Portugal e situa-se no Largo dos Caminhos de Ferro, próximo da Estação de Santa Apolónia.

 Da breve visita que efectuámos destaco a Sala Vasco da Gama com uma colecção de antigos canhões e murais modernos representando a descoberta do caminho marítimo para a Índia.

 No primeiro andar encontram-se as salas dedicadas à Primeira Grande Guerra.

 Outras salas descrevem a evolução das armas em Portugal, desde as lâminas de sílex, às lanças e às espingardas. O pátio, flanqueado por canhões, conta a história de Portugal em painéis de azulejos, desde a Reconquista cristã à Primeira Guerra Mundial.

 Na parte mais antiga do Museu, na secção de artilharia portuguesa, exibe-se o carro usado para o transporte do Arco da Rua Augusta, em Lisboa.

 Devido ao seu importante contexto histórico, tanto espacial como museológico, o Museu Militar de Lisboa reúne uma vasta colecção de armaria, equipamento de guerra e arte, única no nosso país e digna de ser visitada.

 A sua colecção de carácter militar é constituída por peças raras que se destacam pelo seu valor artístico de execução, sem nunca deixar o lado funcional para que o objecto é projectado. A colecção de peças de artilharia é considerada uma das mais completas a nível mundial.

 Destaco ainda as telas de alguns dos nomes mais representativos da escola portuguesa de pintura como Carlos Reis, Columbano Bordalo Pinheiro, José Malhoa, Sousa Lopes, Veloso Salgado e Condeixa, entre outros. Isto sem esquecer nomes importantes da azulejaria como Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro e Leopoldo Batistini.

 São também de realçar as esculturas dos mestres Delfim Maia, Rafael Bordalo Pinheiro e José Núncio.

 

 

 

 

 

 

 

 Lisboa 20-02-2016

Profª Mª de Lourdes Bento.

 

 

Quem Somos | Projectos | Agenda | Forum | Contactos